top of page

Etapas para a compostagem

       Para se fazer a compostagem, basta ter curiosidade e vontade. A princípio devemos escolher o método do qual faremos uso, e acredite, existem mais de uma opção como o minhocário, biodigestores. Ou ainda o nosso método preferido, por ser de baixo custo, gerar empregos e contribuir para pesquisas científicas, o Método UFSC de Compostagem em Leiras Estáticas com Aeração Passiva.

     Porém, indiferentemente do método, é necessário que haja toda uma mudança na maneira como olhamos para os resíduos orgânicos, primeiro temos que ter a consciência do enorme gasto energético que foi para produzir esses alimentos, transporta-los e prepará-los. Sabendo disso, devemos dar mais valor para esses resíduos de modo que reaproveitemos parte da energia despendida para a produção dos alimentos.

     Ao se valorizar esses resíduos, devemos separá-los na sua fonte geradora, pois não estamos apenas obtendo resíduo orgânico sem contaminação, mas também aumentando a taxa de reciclagem de outros materiais, contribuindo de forma expressiva com a geração de renda através da valorização dos resíduos sólidos urbanos.

     Obtendo resíduo orgânico não contaminado, é possível destiná-lo ao método de preferência para seu beneficiamento e obter produtos finais de altíssima qualidade que podem ser utilizados em hortas, paisagismo ou projetos sociais.

    Se você mora em casa ou apartamento, pode optar por fazer uma composteira caseira ou comprar pequenos módulos de minhocário, porém se não tiver tempo ou não quiser mexer nos resíduos, você pode contratar alguém para que faça isso para você ou se juntar em algum grupo de horta comunitária.

     Se você procura dar o destino ambientalmente adequado para os resíduos orgânicos de sua empresa como condomínios, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, etc., a melhor opção é contratar uma empresa especializada no serviço. Assim,  você obtém os melhores resultados possíveis e que se tenha a tranquilidade de que seus resíduos estão tendo um destino muito melhor. Na verdade, eles estão voltando ao ciclo natural da vida contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e de menor resistência com um menor gasto de energia e recursos para solucionar esse "problema".

bottom of page